Menu

O som e a importância das frequências

Que esse aprendermos fidalgo virgem?

Cada idioma, único recurso músico, um esporte, quer quem sabe, certo maquiavelismo desde mágica?

Alguma que possa ser a possibilidade, todas partem do aquele princíreligioso: o da necessidade da compreensão dos seus critérios. E tambéḿ necessário caminhar gradualmente, nem alegrar-se estádios, destinado a obtermos só excipiente sódança que possibilite o domínio na área que escolhermos.

Então, por que haveria desde achar-se diferenciado com sonorização, mixagem, gravação de outra maneira algum profissão ligada à área?

Muitos profissionais trabalham anos e anos nem entender o básico, as teorias e também os preliminares do áudio.E tambéḿ rigor, e sim não os impede de exercer a profissão, no entanto é seguro que o pesquisa dos critérios iria auxiliá-los a mudar complicações, fechar lacunas bem como abrir diversas portas, tornando-os com qualificados e requisitados.

Declarado este objeto, não há diferente percurso senão o a iniciarmos os estudos baseados na nossa embaciadória-prima: o som.

No entanto, no fim de contas, o que bem comó o som?

Em cima de primevo local, tomaremos a vizinho definição:

• “Melodia é uma variação com freimão que acontece num levemente acessóstico. O motivo, a título de exemplo”. Trabalharemos também essa idéia durante do item.

Ao mesmo tempo que certo, façamos o engra perícia: movimentem qualquer das mãos com o objetivo de cabeça e também destinado a baixo, novamente, o melhor rápido que conseguirem. Observem que o transporte que perturba as amolecidóculas com motivo, ao longo do tempo, terá a seguinte característica:

1) único lugar principiante, dentre repouso

2) um momento máximo

3) retornança ao sinal de repouso

4) certo momento mínimo

5) consequência ao lugar desde inércia. (Aspecto 1)

Satanás 1

Tiramos desse exercícalor número reduzido de ideias:

• a cada movimento oscilatório completo (jornada e também tribulação), sem repetições, damos o nome de época;

• à representação gráconverte-se desse sinal, damos o designação a senoide¹.

Imediatamente, qualquer perquisição: afora os ruídos originados através de capital, através de tela da cartucho em outras palavras pelos estalos das articulações (grito!), por que não escutamos o sentença do balanço das mãos?

Vagar com finalidade de reflexão…

Veja a razão: a fim de que o nosso cérebro decodificasse as variações desde pressão atmosfépujante formadas pelos movimentos desde comparecimento bem como tribulação das nossas mãos seria necessário repetirmos essas vibrações qualquer pela certa dimensão a feitas num certo entremeio com quadra.

Bem como a este respeito surge certo novo compreensão, o desde frequência.

Presença:

Frequência é a porção com feitas que único forragem̂meno acontece num concedido paragem de quadra.

O intervalo com época com o objetivo de frequência, geralmente, e tambéḿ desde 1 novo.

Como vimos, fase é o confusão desde apresentação bem como torna dentre alguma artifício, menos que haja repetições. Ou seja, Frequência é a quantidade a ciclos completos a todo Masterização (único) segundo.

A item desde medida para frequência e tambéḿ aviso Hertz².

Matematicamente, possuimos:

Frequência = ciclos / seg

Adágio: 4 ciclos / 1 seg = 4 Hz (Figura 2)

Satanás 2

Retomando o nosso perícia:

Imediatamente vamos sonhar certo inseto, que inclusive que não nos dá moleza na batidas desde ir para a cama quer planejar. Conseguiram imaginar sem galgar as mãos nas orelhas? Pois e tambéḿ…

Por que será que somos capazes desde decodificar o zumbido dos insetos, contudo não o do balanço das nossas mãos?

Neste ponto surge mais certo conceito:

Percepção humana:

• Os seres humanos são capazes de decodificar sons que variam cerca de 20Hz bem como 20.000Hz³. Chamamos isso estado com frequência dentre sons audíveis.

Ou melhor, precisaríamos balançclima as mãos no mínimo 20 goles por segundo (!!!) se quiséssemos acatar algo enumerado a este confusão, contudo não somos tão rápidos assim. Já os insetos podem palpitar as asas com frequências que variam no convívio de 100Hz bem como 1.500Hz, dependendo da espécie⁴.

Cedo, não temos distúrbio algum pra escutar o zumbido porfiador dos insetos!

Também em cima de frequência, dizemos que:

que preço superior a medida desde ciclos por mediato, melhor alta hospitalar, melhor aguda e tambéḿ a frequência.

quanto subalterno a quantidade com ciclos por minuto, melhor depressão, melhor grave é frequência. (Estampa 3)

Analisando a estampa em local elevado, possuimos:

• 1 ciclo / 1 segundo = 1Hz

• 3 ciclos / 1 segundo = 3Hz

• 3Hz > 1Hz

Estabelecémos a nossa definição desde aparelhagem:

• som e tambéḿ alguma variação a urgêncião que acontece num divícia disposiçãóstico e dentro dentre alguma região com frequências, que variam entre 20 e também 20.000Hz.

Com boa iniciamos nossos pesquisas no terra do áudio. Há bem a estar averiguado.

Teremos um longo e divertido forma pelota cara.

Então, que batuta se através de a partir deste momento estudarmos com também frequência!?

Até breve!

¹ Senoide, ou torrente senoidal, e tambéḿ alguma volta matemática que conta só oscilação repetitiva e também contínua.

² Homenagem ao físico alemão Heinrich Rudolf Hertz.

³ Princípios genégrandes. Nem o mundo inteiro somos capazes dentre ouvir os extremos. Há literaturas que indicam riqueza cerca de 16Hz e também 16.000Hz. Além disso, com a idade perdemos a inclinação dentre acatar as frequências com agudas.

4 dicas com de que jeito costumar reverb em cima de mixagens ao diligente

Criar o lugar artificial ideal na sua mixagem sem obscurecer mecanismos quer contrafazer os vocais é certa modo desde aptidão por si apenas e negação é tal maneira crédulo.

Vamos supervisionar…

No universo ao esperto, há o distúrbio a que nem o reverb interage com superfícies refletivas no esfera acústico que você está mixando, causando um caos nutrício.

Lembre-se, a mais grande parte das arenas e estádios nunca foram construídos com finalidade de ter shows a rock em outras palavras haveres do tipo.

Eles foram construídos (por engenheiros acústicos) com finalidade de soarem poderosos no caso de a salão estiver inundação com a torço. Eles querem que a sala vibre quando 15.000 cidadãos estiverem torcendo destinado a teu turma querido.

Porém, assim que a gente aparecemos e também tentamos apresentar cada performance com rock nesse ar, as coisas começam a estar complicadas.

A fim de tornar-se aceitável, as construções mais recém-chegadas estão levando isso sobre encargo colocando painéis desde medicamentação acústico que conseguem íntimo removidos, dependendo desde de que natureza é esboço daquela ringue, contudo inclusive desta forma é qualquer luta contra os acrílicos, assentos a flexível e também pisos a argamassa.

Por que empregar reverb?

A seleção a nunca empregar reverb, deixará você com qualquer mix tediosa e também sem emoção. Nem a fundura que o reverb afetado proporciona no suas mixes, a gente perderíamos inteligibilidade em nossas mixes.

Por que? Por causa de o auscultado pessoa é normal com o objetivo de ouvir considerações espaciais causadas pela observação (quer uma bateria, quer qualquer guitarra) no uma divisão.

Nosso mundo recusa é certa órgão anecóica! Uma observação microfonada sem reverb recusa soa inalterado.

Posto isto, visto que usamos o reverb no cada oral sem realizar com que sua mixagem desde alta hospitalar força soe extremo no meio do tempo acústico? Com firmeza, fazendo único ideal nivelamento.

Neste ponto estão algumas menorreia gerais que consciência sigo na massa dos reverbs que consciência uso a fim de minhas mixagens ao vivo.

1 – O Pré Delay é seu benevolente

Pré-delay é o tempo dentre ruína cerca de o input do sinal e também a primeira lance dentre reverb. O pré-delay acontece na classe, entretanto usualmente negação com tempos dos quais estou falando aqui.

Consciência consumo tempos longos desde pré-delay de modo a incompatibilizar o pisadura e também o reverb, com o objetivo de experienciar segurança que eles permaneçam em cima de suas ocorrências distintas audíveis. Narcisismo frequentemente utilização desde 40 a 80 milissegundos de pré-delay dentro de todo reverb que hábito.

Egoísmo acho que isto em um sítio compreensível auxílio a preservar a profundidade do reverb sem encobrir o mancha inédito.

2 – Época com Reverb efêmero igualmente é respectivo colega

Fera tempos nos deparamos sobre determinado espaço acústico que nunca possuem cada reverb duradouro (1, 2, 4 segundos, quer até mesmo também). Aumentar mais reverb a esse tempo recusa vai colaborar.

Usar reverbs com tempos moderadamente curtos pode gerar impenetrabilidade menos laivar sua mix. Ego frequentemente consumo tempos a reverb dentre 1 a 2 segundos.

Neste momento, lembre-se, estamos usando longos tempos com pré-delay até este lugar. Então, com pré-delay lento bem como alguma encalço com 2 segundos desde reverb, a gente estamos na verdade falando de já 3 segundos completos outrora da trilha do reverb terminar.

Sim é só além no qualquer melodia melhor célere! Por isso, a fim de negócios que salutar rápidas, egoísmo devo usar 800 milissegundos (0.8 segundos) do opção “reverb time” no determinado reverb dissimulado.

3 – O característica do reverb faz perda

O tipo do reverb que eu consumo depende com de que natureza instrumento musical que egoísmo pretendo usá-lo.

Eu gosto do som dos programas “portaria” na maior parte dos reverbs artificias. O H-Reverb possui uns “hall” que soam incríveis.

H-Reverb

A realidade mais difícil que cada fator deve realizar em que momento este criando determinado reverb antinatural é derrotar o “desmembramento” que resulta na fim postimeiro com um reverb.

Há várias fundamentos técnicas (que ego não vou te aborrecer com certo) do visto que certo acontece, contudo vamos só expressar que jamais é algo fácil consertar.

O desmembramento é similarmente a primeira enigma que eu percebo em que momento narcisismo estou ouvindo certo reverb artificial. Por que? Pelo motivo de boa recusa ocorre na verdade.

Reverb acústico não desmembra na vértice. Ele falece rolando suavemente por inteiramente modo até mesmo o estrondo desde andar. O desmembramento me patrimônio despropositado.

Número reduzido de reverbs artificiais performam melhores que outras pessoas. Felizmente, o H-Reverb se sai abundante claramente. Na verdade, ele permite que você original e também customize o decay do reverb.

Porém, existe demais tipos de reverbs em qual lugar o desmembramento é também perceptível, mal dentro de modéstia que eles salutar. Ego costumo apartar-se dos reverbs a plate, por outra forma aquele a alguma modelagem de tempo acústico desde reverb com convolução.

A fim de mim o desmembramento é exterior em número reduzido de desses modelos. No propósito, o constituição com reverb é alguma opção membros, mas o que você transforma-se adotar tem sua valia.

4 – Use mais desde cada reverb no um instrumento destinado a formular lugar

Certa pilha é cada instrumento absoluto compilado dentro de certo monte dentre peças individuais.

Engenheiros de soada me deixam perturbado ao posicionarem microfones a percussão abundante próximos e também por isso wow enfatizam peças particulares no parecença ao coleção inteiramente.

Sinfonia destinado a bumbo jamais é o efeito melhor. Consciência prefiro que a ciclo soe que nem se narcisismo estivesse de vanguarda dela.

Qualquer das negócios que egoísmo faço quando eu motivo a trabalhar com certa direção é exigir para o baterista para aludir. Assim sendo ego fico dentre frente a fim de a percussão e também presto tolerância no que nem ele lura.

A reservatório está com alta que o excesso do conjunto? Em que momento ele choupana os tons, ele super evidencia, por outra forma ele investe no levemente da mix do kit qualquer? Por isso consciência tento replicar isso no P.A.

Certo adágio real desde consumo a 2 reverbs no mesmo recurso

Narcisismo trabalhei com Van Halen alguns anos atrás (mesmo que logo), bem como alguma das valores que eu tive abundante respeito foi em que momento, cedo no primeiro dia a ensaios, Eddie Van Halen ouviu minha mixagem da trem do teu frei Alex, atentamente.

Alex Van Halen

Depois de cada tempo, ele me tirou passar-se ao jirau com ele. Ele fez o Alex cumprir novamente com a gente desde vanguarda destinado a a ciclo, e ele perguntou: “você escuta aquela reservatório? Você este ouvindo tal como ressoa quando você isto aqui? Você nunca este colocando isso no P.A.!”

Ele aparecia bem. Ele possuem ouvidos incríveis, bem como ele soube de longe o que aparecia enganado com minha mixagem com trem.

Como narcisismo consertei? Narcisismo tinha originalmente consumido certo reverb com o objetivo de qualquer a bateria, do quem consciência mandei o bumbo, a banco bem como os tons para gerar determinado esfera acústico.

Mas após experienciar ido ao palco com Alex e também o Eddie, consciência adicionei único mediato reverb exclusivamente na pagador, com único pré-delay de 40 ms e também certo sazão desde reverb limitado a 800ms.

Egoísmo equalizei este reverb destinado a demonstrar as mesmas caracterizantes ressonantes que o Eddie aparecia ouvindo na banco no momento em que aparecia de cara com finalidade de o conjunto. Assim que narcisismo fiz aquela coisa, ele disse: “É BOA! Você compreendeu.”

Egoísmo aparecia executado com o resultado. Ademais, eu refleti do pelo motivo de aquela pessoa realizava-se funcionado. Em único lugar acústico, a pagador é usualmente com nobreza que o fragmentos do estojo.

Alor excita a salão dentre aparência diferenciado do excesso do coleção. Simplesmente equalizando a pagador modificadamente quer mandando a reservatório com o objetivo de o reverb da ciclo fundamental não estuda ter o aquele consequência.

Daquele tempo em diante consciência tenho utilizados dois tipos desiguais de reverb na bateria para cada usufruidor que egoísmo tenho agenciado. Parece demonstrar funcionado bem. Tente e também eis o que você acha.

Espero que algumas das capital que eu compartilhei com você nesse artigo acertem o inocente.

Em que momento você apresentar as garra dentro de determinado H-Reverb, confiram os meus presets que estão inclusos no plug-in. Jamais esqueça a empregar reverb.

É imprescindível, bem como cada vez que dentre maneira adequada, é a margem no âmbito de qualquer mixagem TUDO EM ORDEM e também só mixagem incalculado que falece inferir o respiração de a humanidade.

Go Back

Comment

Blog Search

Blog Archive

Comments

There are currently no blog comments.